Seguidores

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Projeto Anjo da Guarda

Projeto que fiz para trabalhar a leitura e a escrita de alunos do 3º e 4º anos.

PROJETO ANJO DA GUARDA
TEMA: Meu amigo é um anjo!
JUSTIFICATIVA: Em conversa com as professoras das turmas 3 º ano A e 4 º ano A, do turno da manhã, sobre o rendimento dos alunos, chegamos à conclusão de que a grande maioria deles apresenta ainda muita dificuldade na escrita e leitura. Ao escreverem, em geral, trocam letras e apresentam muitos erros ortográficos. Não conseguem criar histórias com sentido (início, meio e fim). A leitura é fraca e com pouca compreensão. É preciso ampliar as ideias. Por este motivo, este projeto surgiu para apoiar os trabalhos realizados pelas professoras em sala de aula e também na Oficina Pedagógica.
OBJETIVO: Desenvolver a leitura e escrita de forma descontraída e prazerosa, através do envio e recebimento de cartas, mensagens e bilhetes.
DINÂMICA: O professor escreve os nomes dos alunos em um papel e os deposita numa caixa. Cada participante sorteia um papel (como em um amigo secreto). Orientar o grupo que ninguém poderá retirar seu próprio nome. Se isso acontecer, refazer o sorteio.
Cada participante será o anjo daquele que sorteou e, portanto, também terá seu anjo. Os nomes não devem ser revelados.  O papel de cada anjo é escrever cartas para a pessoa sorteada, sem que esta perceba imediatamente quem é seu anjo. Lançar o desafio aos alunos: Quem consegue manter este segredo...
O aluno que escreve a carta não assina seu nome. Ele irá criar um nome de anjo, um nome fictício, para que possa manter seu segredo. Ex: Anjo Rafael, Anjo da Luz, etc. Só ele deve saber deste nome, não deve contar aos colegas qual é seu nome de anjo.

             As caixas “Correio dos anjos” ficarão na Oficina Pedagógica para que, durante o evento, os anjos se comuniquem por cartas e bilhetes. Serão duas caixas, uma por turma. O sigilo deve ser mantido.
 As professoras da sala de aula e da Oficina Pedagógica irão auxiliar os alunos na escrita, lembrando sempre de que o seu protegido deve entender o que está escrito na mensagem.
MATERIAIS: Caixas, folhas de papel, lápis, canetas, etc.
TEMPO DE DURAÇÃO: De 13 de outubro à 16 de novembro de  2011( 1 mês).
CULMINÂNCIA: Ao final, será feita a revelação, onde cada um tenta adivinhar quem é o seu anjo. Este encontro acontecerá na sala da Oficina Pedagógica.
AVALIAÇÃO: As professoras de sala de aula e da Oficina Pedagógica irão orientar os alunos na construção de suas cartas, observando o rendimento em relação à escrita, ortografia, leitura e compreensão.
Prof. Lizi - Oficina Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário